0 Comments
Certa vez um estudante chegou ao professor e disse, "Muitas das suas lições falam das bênçãos que podem chegar porque partilhamos, mas não tenho nada para dar! Não tenho competências, por isso não tenho trabalho. Não tenho trabalho, por isso não tenho dinheiro."
O sábio disse ao estudante para ficar fora de um edifício próximo, e simplesmente dizer olá e cumprimentar cada passante um dia todo. À noite o estudante voltou, exclamando que não só tinha feito imensos amigos, mas miraculosamente, tinha conseguido um novo emprego. O gestor do edifício viu a gentileza, afectividade e generosidade do estudante para com os outros, e ofereceu-lhe um emprego como porteiro. A lição é que temos sempre algo para dar, mesmo que seja só um sorriso ou uma mãozinha.
O interesse é a alma do amor-próprio, de modo que, tal como o corpo privado da sua alma não vê, não ouve, não conhece, não sente e não se move, o amor-próprio, se pode assim dizer-se, separado dos seus interesses, não vê, não escuta, não sente e não se move. La Rochefoucauld
Ainda existem algumas dúvidas na sociedade sobre o que é um psicólogo e o que é um psiquiatra, acabando por serem percebidos como profissionais que desempenham papéis iguais. As bases destes dois profissionais são distintas. O psiquiatra tem inicialmente uma formação em medicina e posteriormente a especialização em psiquiatria, enquanto o psicólogo tem a sua formação em psicologia, podendo posteriormente tirar uma especialização na área da saúde mental, os chamados psicólogos clínicos e/ou psicólogos da saúde. O psiquiatra tem como base de trabalho o modelo biomédico, procurando desequilíbrios orgânicos que expliquem a sintomatologia apresentada pelos pacientes, socorrendo-se posteriormente de terapia farmacológica. Já o psicólogo trabalha segundo o modelo biopsicossocial, interessando-se pelo sujeito enquanto ser individual e único, biológico e social, tentando compreender de que forma os sintomas aparecem na vida do mesmo e que funções desempenham, delineando-se a partir daí uma estratégia de intervenção psicológica que resulte no sujeito um melhor bem-estar. No entanto, apesar das diferenças, existe uma complementaridade entre estas duas classes profissionais, uma vez que em situações de problemáticas psicológicas mais graves a solução para ajudar o sujeito pode passar por complementar um trabalho psicoterapêutico com uma terapêutica farmacológica, o primeiro realizado pelo psicólogo e o segundo pelo psiquiatra. Apesar destas diferenças, tanto o psicólogo como o psiquiatra podem tornar-se psicoterapeutas, o que exige, para além da formação inicial em psicologia ou medicina, uma formação complementar em psicoterapia, numa sociedade ou associação reconhecida para o efeito. O psicoterapeuta, à semelhança do psicólogo, intervém a partir da talk therapy, regendo-se por um modelo específico de intervenção e de compreensão do Homem. O trabalho dos psicoterapeutas distingue-se pelo conhecimento mais aprofundado de técnicas para um trabalho de intervenção psicoterapêutico, seguindo um modelo teórico específico. Luís Carlos Batista - Psicólogo "Se soubéssemos quantas e quantas vezes as nossas palavras são mal interpretadas, haveria muito mais silêncio neste mundo." Oscar Wild
Um publicitário passava por um mendigo cego todos os dias de manhã e à noite e dava-lhe sempre alguns trocos. O cego trazia pendurado no pescoço um cartaz com a frase:
"Cego de Nascimento. Uma esmola por favor". Certa manhã, o publicitário teve uma ideia: virou o letreiro do cego ao contrário e escreveu outra frase. À noite, depois de um dia de trabalho, perguntou ao cego como é que tinha sido o seu dia. O cego respondeu, muito contente: - Até parece mentira, mas hoje foi um dia extraordinário. Todos que passavam por mim deixavam alguma coisa. Afinal, o que é que o senhor escreveu no letreiro??? O publicitário havia escrito uma frase breve, mas com sentido e carga emotiva suficientes para convencer os que passavam a deixarem algo para o cego. A frase era: "Em breve chegará a primavera e eu não poderei vê-la". A maioria das vezes não importa O Que diz, mas Como diz, por isso tenha cuidado na forma como fala com as pessoas, pois isso tem muito peso naquilo que quer dizer.
|
AutorAkademia do Ser, o seu espaço para SER... Arquivos
Outubro 2024
Categorias
Tudo
|