Há momentos em que estás prestes a atingir tudo aquilo que queres…, mas estás a passar os momentos tão frustrantes! E até equacionas desistir! Depois de um tempo e após as dificuldades passarem, volta tudo ao normal e adias por mais algum tempo “aquele salto” e continuas a sonhar e planear, à espera do momento ideal. Se pensares bem, se calhar já te aconteceu, definiste objetivos, chegaste lá, mas passado algum tempo regressaste aos antigos padrões de comportamento… e voltou tudo ao mesmo. E este ciclo vai-se repetindo durante anos, às vezes durante uma vida inteira. É costume dizer que é um teste que a vida te está a fazer. Um teste para medir o quanto isso é mesmo importante para ti, para nós. O quanto realmente queremos essa mudança. A grande maioria das pessoas de sucesso, também passou por obstáculos que pareciam naquele momento não ter fim. Desde a formação académica, profissional, aprendizagem de novos idiomas, relacionamentos, aquisição de novas competências, consolidação em novos mercados, comunicação ou mesmo atingir a liberdade financeira. Num processo de coaching, são utilizadas ferramentas e técnicas permitem analisar (o estado atual), avaliar e planear e partir para ação, e repetir sempre que se entenda que é importante, até atingir o estado desejado (Objetivo). No entanto existem diferenças entre o coaching motivacional (mais comum) e o coaching transformacional. No coaching motivacional o coachee define objetivos e quer sentir-se altamente motivado para os atingir. Este processo de coaching começa pela definição de objetivos e pretende-se que encontre a forma mais eficaz para lá chegar. No método Success Career & Life Strategy Coach acreditamos que se definirmos objetivos antes de uma transformação, estes ficarão muito aquém de todo o potencial e capacidades que o coachee possui, e provavelmente poderão estar afastados da sua própria identidade ou missão. Terá mais um emprego, sem sentido, realização, contribuição e missão. Se não for promovida uma transformação pessoal, o mais provável é que não exista consistência na aplicação dos resultados. Se não se atinge a mudança desejada, os resultados serão apenas temporários. ENEAGRAMA E OS PERFIS DE PERSONALIDADE: O Success Career & Life Strategy é uma nova corrente do Coaching transformacional que trabalha com cada individuo no sentido de maximizar as capacidades da sua personalidade e a expansão dos horizontes do seu verdadeiro potencial, com base no seu perfil. Conciliando a prática do Eneagrama com a metodologia de 9 Passos, PNL e Mindfulness, um método exclusivamente direcionado a ti e que te permite estar mais focado, menos ansioso nos momentos de decisão ou de dúvida, que poderão existir, e te façam sentir mais confiante para enfrentar novos desafios, sem vacilar.
Quem define os objetivos no início do processo, não será o mesmo no momento da sua implementação, a isso chamamos de crescimento e transformação, e a definição dos objetivos será uma consequência da sua mudança. Sucesso é um resultado que exige também uma transformação pessoal, é algo muito mais significativo e duradouro. Agora já se sabe porque certas mudanças não são duradouras… Ana Paula Rodrigues - Coach, Terapeuta, Formadora Se gostou deste artigo faça gosto e partilhe, faça a diferença na vida de alguém.
0 Comments
Quando pesquisamos a palavra autonomia, no seu significado surge a palavra liberdade entre outras. Falo desta talvez porque seja a que me faz mais sentido ligar a autonomia. Talvez porque nos últimos tempos muito se fala de liberdade, mas talvez continuemos é todos muito presos e com pouca autonomia. Foi e é a pandemia, é a guerra, o desemprego, a violência domestica, as greves, a depressão que se espalha como uma outra epidemia, os traumas, e podia continuar a citar outra e mais outra situação que surge nos nossos tempos. Depois temos as novas tecnologias, que supostamente viriam facilitar as nossas vidas diárias e assim dar-nos mais autonomia. Ilusão na minha modesta opinião. Criamos ainda mais dependência, das redes sociais, da internet e das tais ditas tecnologias. Vendemos a alma ao diabo diariamente com o tempo que supostamente conquistamos e investimos agora na vida alheia, nas relações virtuais, nas compras online. Pergunto-me se realmente temos maturidade para sermos essa dita autonomia, ou se simplesmente nos fazemos de crescidos quando, na verdade parece que pouco ou nada criamos um mundo livre e autónomo. Para sermos livres, temos que assumir a nossa responsabilidade pelas escolhas e decisões que tomamos. Perceber que o limite entre o meu mundo, termina quando o do outro começa e que com a autonomia vem a oportunidade de assumirmos a nossa individualidade. Num mundo do coletivo, abrir espaço para o indivíduo é dar-lhe voz e expressão, talvez seja esse o segredo para autonomia. Maria Melo - Life Coach e Professora de Meditação Se gostou deste artigo faça gosto e partilhe, faça a diferença na vida de alguém. |
AutorAkademia do Ser, o seu espaço para SER... Arquivos
Novembro 2024
Categorias
Tudo
|